Home Quem somos Espiritismo Nossos Cursos Programação mês
Home
Quem somos
Espiritismo
Nossos Cursos
Programação mês
Reunião Pública
Passes
Atendimento
O que é o ESDE
Estudos da DE
Grupo de pais
Grupo Juventude
Grupo Infância
Cura e autocura
Artigos
Notícias CEERJ
Efemérides
Pesquisa
Consulte-nos
ESDE Verão 2018

                                                                                     
primeirospassosEm particular, para você que está dando os seus primeiros passos na busca de conhecimentos espíritas, há muitas dúvidas e perguntas que gostaria de fazer. Esta breve introdução provavelmente não irá responder todas as suas questões, mas procurará esclarecê-lo sobre o acolhimento, o consolo, as explicações e a esperança de um futuro mais promissor, que a maioria das pessoas encontra ao visitar pela primeira vez uma Casa Espírita. 
 


Afinal, o que é Espiritismo?
 

Constitui-se num conjunto de informações trazidas por Espíritos, almas daqueles que já habitaram a Terra, sobre a realidade da vida após a morte do corpo físico. De uma forma ou de outra, a humanidade sempre lidou com esse tipo de conhecimento. Mas a maneira inovadora e atualizada de apresentar essas informações, em consonância com o saber científico da época, meados do século XIX, trouxe valiosas contribuições para o melhoria moral e intelectual do homem. 





Um pedagogo francês, Hippolyte Léon Denizard Rivail pesquisou os fenômenos espirituais, coletou e organizou as informações de forma didática, tornando-as acessíveis às demais pessoas interessadas. Ao publicar os livros sobre o ensino dos Espíritos, adotou o nome de Allan Kardec, ficando conhecido como o codificador do Espiritismo. Assista o vídeo ao lado sobre como surgiu o Espiritismo.



Ciência, filosofia e religião

Um dos aspectos do Espiritismo é o seu caráter científico, quando estuda certos fatos não considerados pela academia como passíveis de investigação científica. As diferentes formas de manifestação dos espíritos - mediunidade, materializações, comunicações, obsessões, dentre outras - encontram explicação lógica e racional através de uma abordagem metodológica própria do Espiritismo. Os fenômenos até então conhecidos, mas não devidamente explicados, perdem a sua feição de mistério e de sobrenatural . Descortina-se , assim, o véu que cobria o horizonte do mundo espiritual, trazendo luz à realidade da sobrevivência e da imortalidade da alma e a sua capacidade de intereagir com o mundo dos homens. Com isso, novas perspectivas são trazidas para uma melhor compreensão  da natureza humana, seus conflitos, suas limitações e potencialidades de realização em sua vida existencial. O espiritismo faz-nos conhecer a alma, enquanto a Ciência nos demonstra as leis da matéria.



pensadorO Espiritismo também pode ser compreendido como uma proposta filosófica. Mas, não deve ser entendido como mais um sistema filosófico, a exemplo daqueles que representam o pensamento de seus autores ,tais como: Descartes, Aristóteles, Sartre, Kant, Spencer, Spinoza e outros. O Conhecimento Espírita, fruto de revelações de vários Espíritos obtidas através de diferentes médiuns e locais, tem o propósito de conscientizar o ser humano sobre a sua natureza espiritual, sua realidade interexistencial - material e espiritual simultaneamente -, e o processo de sua evolução moral e intelectual. A partir da constatação da existência do espírito, ou da alma, nesta vida e após a morte do corpo físico, algumas questões filosóficas fundamentais vêm à tona: que sentido damos à vida? Já que a vida continua, como será a existência espiritual? Por que existimos? De onde viemos? Qual o nosso destino? 



religiaoEm consequência disso, o Espiritismo assume o aspecto religioso, ao demonstrar o Espírito como um ser imortal, indestrutível, criado por uma Inteligência Suprema, causa primária de todas as coisas: Deus. Encontramos no Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec, essa Revelação realizada em toda sua plenitude pelo Espírito da Verdade. O Espiritismo é uma doutrina cristã, elucidando os pontos obscuros dos ensinos cristãos constantes em certas partes dos Evangelhos, os quais numa perspectiva moral e espiritual passam a ser melhor compreendidos. Conforme os Espíritos superiores, Jesus é considerado o modelo e guia de perfeição moral que a humanidade pode aspirar na Terra, para transformar esse mundo de provas e sofrimentos em um mundo de regeneração, quando as consciências estarão mais despertas para o empenho do bem. 


O espírita procura seguir o Cristo, esforçando-se para colocar em prática os seus ensinamentos no dia-a-dia. Sem essa prática, não há como chegar ao pai: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao pai, senão por mim (João 14, 6).

Site Map